METODOLOGIA

As ações a serem desenvolvidas possuem quatro eixos do trabalho e serão realizadas através de um processo dialógico, onde serão fornecidas informações para que os agricultores familiares reflitam sobre a necessidade de promoverem desenvolvimento econômico compatível com preservação ambiental, podendo decidir de forma consciente sobre a adoção de uma nova forma de exploração dos recursos que receberam para sustentação de suas famílias, produzindo de maneira economicamente sustentável, socialmente justa e ambientalmente correta.

EIXO AMBIENTAL

Apoiar a regularização ambiental dos assentamentos participantes do projeto, através do levantamento de informações socioambientais para subsidiar a inscrição dos lotes e beneficiários no Cadastro Ambiental Rural (CAR), identificando as áreas de preservação permanentes e reserva legal degradadas, elaborado da proposta simplificada que vise à recomposição, recuperação, regeneração ou compensação das áreas, proporcionando acompanhamento técnico a recuperação das áreas de preservação permanente degradadas, conforme o Decreto n. 8235/2014.

EIXO SÓCIO-ECONÔMICO

Implantação do diagnóstico de sistemas agrários, análise dos resultados obtidos, composição de proposta de reestruturação dos arranjos produtivos através da otimização dos sistemas encontrados. Estabelecimento de unidades demonstrativas para sensibilização e orientação dos agricultores familiares. Além de fornecimento de informações para a criação de políticas públicas municipal, estadual e federal.

 

EIXO DE PESQUISAS ACADÊMICAS

Com o  uso das informações colhidas através dos diagnósticos dos sistemas agrários dos assentamentos, identificar demandas sociais, ambientais e culturais, voltado para as pesquisas acadêmicas em diversas áreas do conhecimento (ambiental, social, agropecuária), sendo que a pesquisa está em consonância com o uso das informações colhidas através dos diagnósticos dos sistemas agrários dos assentamentos, sendo subsídio para a busca de soluções para os assentados em diversas áreas. Fortalecendo a cultura de preservação e/ou conservação ambiental, enfatizando o modelo agroecológico para produção e desenvolvimento dos assentamentos.

EIXO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Fazer diagnóstico e levantamento da Demanda do acesso as políticas de desenvolvimento de assentamentos, em especial de Crédito de Instalação do INCRA, credenciamento junto ao INCRA, conforme as normativas da instituição e a Elaboração dos projetos com ênfase na análise dos sistemas agrários, para a aplicação dos créditos no desenvolvimento das famílias assentadas.