Cuidando da Sua Saúde com Foco em Nutrição
Vol.1 – Aproveitamento de Cascas e Resíduos de Alimentos
CAVALHEIRO, Tamara R. T.; GONÇALVES, Édira C. B. A.; VICTORIO, Verônica C. M.
Cuidando da Sua Saúde com Foco em Nutrição
Vol.2 – Cooperar para não desperdiçar
SANTOS, Mônica C. P. d.; CAVALHEIRO, Tamara R. T.; GONÇALVES, Édira C. B. A.; VICTORIO, Verônica C. M.
Cuidando da Sua Saúde com Foco em Nutrição
Vol.3 – Agroindústria Familiar Rural
OLIVEIRA, Ingrid A. de; MONTEIRO, Isabela M. L. V.; CARVALHO, Moara R. de; SILVA, Tássia B. O. da; D’ALMEIDA, Carolina T. dos S.; SANTOS, Mônica C. P. dos; GONÇALVES, Profa. Dra. Édira C. B. A.
Alguns fundamentos das questões sobre trabalho, renda e condições de vida da mulher e da pessoa com deficiência
DINIZ, Cládice N.
Precisamos Falar Sobre Agrotóxicos
Elaboração e Redação: Bela. Ana Carolina Pereira Milhm, Lic. Gustavo Duarte Bocayuva Tavares
Coordenação e Orientação: Dr. César Luis Siqueira Júnior

A prática do uso de agrotóxicos no assentamento rio madeira, em Porto Velho – RO

O uso de agrotóxicos nas culturas de abacaxi por agricultores familiares em Campos dos Goytacazes: como resolver esse problema?

O uso de agrotóxicos nas culturas de abacaxi por agricultores familiares em Campos dos Goytacazes: como resolver esse problema?

Forms to reuse waste generated in agriculture: A review

Estado de (In)Segurança Alimentar e Nutricional de assentados da reforma agrária no Brasil e o aproveitamento de resíduos agrícolas como ferramenta promotora de sustentabilidade e segurança alimentar: uma revisão.

Comercialização de produtos da agricultura familiar (AF): impacto da aplicação da verba do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

Elaboração de roteiros, instrumentos e observações, englobando:

  1. a) Guia de Identificação de Atrativos Turísticos em Assentamentos Rurais e seus Entornos
  2. b) A saúde do morador local e a saúde do turista: cuidados essenciais
  3. c) Preservação, Sustentabilidade e Desenvolvimento dos Patrimônios Materiais e Imateriais
  4. d) Gestão, Negócios e Políticas para o Turismo Rural
  5. e) Gastronomia e Culinária Típica: diferenças e identidades

Proposta da cartilha em formato em e-book (custos e acesso)

  1. a) inserção de links, direcionando para o vídeo ou gravação de aúdio (músicas, danças, receitas culinárias, contação de “causos”)
  2. b) formato em áudio-book para possibilitar o acesso à população com baixa escolaridade (dificuldade de leitura), baixa visão ou cegueira.

Capítulos do Manual de orientação Técnica do Formulário de Coleta de Dados Rapatra (impresso e disponível no site Rapatra)

PELLON. Luiz Henrique Chad. A saúde e os aspectos socioambientais relacionados. Rio de Janeiro: UNIRIO-INCRA, 2018.

___Formas de acesso as serviços de saúde. Rio de Janeiro: UNIRIO-INCRA, 2018.

___Infância, adolescência e qualidade de vida. Rio de Janeiro: UNIRIO-INCRA, 2018.

___Condições de moradia e saúde. Rio de Janeiro: UNIRIO-INCRA, 2018.

___A importância da agroecologia. Rio de Janeiro: UNIRIO-INCRA, 2018.

Cartilha encaminhada para publicação: Saneamento Ambiental e Qualidade de Vida: construindo uma saúde sustentável. (Disponível site Rapatra)

-Elaboração de mais de  30 mapas dos assentamentos da região Norte e Rio de Janeiro, englobando altimetria, uso do solo, desmatamento, APPs. Os mapas estão sendo elaborados com base nas imagens de satélite do INPE e NASA e algumas fornecidas no site RAPATRA pela empresa Gênesis , além das imagens do SRTM, dados vetoriais de instituições públicas e privadas COMO INPE, I3geo, EMBRAPA, ANA, MMA , entre outros e dados coletados no campo (RAPATRA).

Manual em andamento com os assentamentos, lotes e algumas informações georreferenciadas dos assentamentos atendidos pelo projeto RAPATRA.Formato E-book

Artigo sobre o PA Rio Madeira –enviado para publicação “Dinâmica do Uso e ocupação do solo”(inglês)

Participação em Congresso Internacional de Florestas –Curiiba- Pôster sobre o PA Joana Darc

Cartilha: Georreferenciamento no campo

Apresentação em slides para treinamento dos técnicos nas questões operacionalizadas, sobre o quê e por que se coletarem dados da situação de mulheres e das pessoas com deficiências nos assentamentos, publicado do site do projeto Rapatra:

DINIZ, C. N. Alguns fundamentos das questões sobre trabalho, renda e condições de vida da mulher e da pessoa com deficiência. Apresentação em slides. Disponível em: <http://rapatra.com.br/pub/condicoes_vida_assentados_mulher_e_pessoa_com_deficiencia.pdf>. Acesso 18 nov 2018.

Apresentação de pôster, com créditos de agradecimentos para a UNIRIO, CONAFER e INCRA, no Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia CONTECC’2018, que ocorreu em Maceió – AL, de 21 a 24 de agosto de 2018, durante a 75ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia SOEA:

DINIZ, C. N.; RAMOS, R. Regularização ambiental de assentamentos da reforma agrária com o protagonismo da universidade: desafios da Agroecologia. Pôster. In Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia CONTECC’2018, Maceió – AL, de 21 a 24 de agosto de 2018.

Apresentação de pôster, com créditos de agradecimentos para a UNIRIO, CONAFER e INCRA, no Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia CONTECC’2018, que ocorreu em Maceió – AL, de 21 a 24 de agosto de 2018, durante a 75ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia SOEA:

-OLIVEIRA, T. C.; SILVA, J. R. P; DINIZ, C. N. Geossintéticos para impermeabilizar lagoas de estabilização para tratamento de resíduos laticínios no Estado de Rondônia. Pôster. In Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia CONTECC’2018, Maceió – AL, de 21 a 24 de agosto de 2018.

Apresentação das atividades do Eixo 3 do Projeto Rapatra na Semana de Integração Acadêmica SIA, no dia 17/10/2018, na sala 301N do prédio do IBIO/CCET – Cládice, Guilherme e Rodrigo: out 2018.

Apresentação da palestra “Formación en biblioteconomía para la inclusión en una universidad pública en Brasil”, no VI Congreso Internacional del GIEI – Educación e inclusión: un compromiso global, no dia 5 de out. 2018, em Bogotá, Colômbia, com créditos de agradecimentos para a UNIRIO, CONAFER e INCRA: Cládice: out 2018.

DINIZ, C. N. Alguns fundamentos das questões sobre trabalho, renda e condições de vida da mulher e da pessoa com deficiência. In Manual Regularização Ambiental na Perspectiva do Desenvolvimento Territorial Agroecológico dos Assentamentos da Reforma Agrária. Rio de Janeiro: UNIRIO/ITT, 2018, p. 40-45. Disponível em: <http://rapatra.com.br/pub/cartilha-rapatra.pdf>. Acesso 03 fev 2018.

DINIZ, C. N. Alguns fundamentos das questões sobre trabalho, renda e condições de vida da mulher e da pessoa com deficiência. Apresentação em slides. In Disponível em: <http://rapatra.com.br/pub/condicoes_vida_assentados_mulher_e_pessoa_com_deficiencia.pdf>. Acesso 18 nov 2018.

DINIZ, C. N.; RAMOS, R. Regularização ambiental de assentamentos da reforma agrária com o protagonismo da universidade: desafios da Agroecologia. IN: Anais do CONTECC 2018, ISSN 2358117-4, Ano 5, volume 1. Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia CONTECC 2018, Maceió (AL), de 22 e 24 ago.2018. Disponível em: <http://www.confea.org.br/media/contecc2018/educacao/38_radadracopdu.pdf>. Acesso em 29 out. 2018.

OLIVEIRA, T. C.; SILVA, J. R. P.; DINIZ, C. N. Geossintéticos para impermeabilizar lagoas de estabilização para tratamento de resíduos laticínios no estado de Rondônia. IN: Anais do CONTECC 2018, ISSN 2358117-4, Ano 5, vol. 1. Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia CONTECC 2018, realizado em Maceió (AL) entre 22 e 24 de agosto de 2018. Disponível em: <http://www.confea.org.br/media/contecc2018/educacao/25_gpildeptdrlnedr.pdf>. Acesso em 29 out. 2018.

DINIZ, Cládice N.; SILVA, Jessica R. P. Formación en biblioteconomía para la inclusión en una universidad pública en Brasil. In: CHAVES, Diana Gil; MORALES, Alexis Adamy Ortiz (Org.). Memorias del […], p. 87-97. IV Congreso Internacional del GIEI- Educación e Inclusión: un compromiso global 2018. Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Bogotá, Colômbia, nos dias 3 a 5 out. 2018. Disponível em: http://ceri.udistrital.edu.co/archivos/27Diciembre2018MemoriasIVGIEIUD2018.pdf. Acesso em 19mar. 2019. ISSN 2665-2900

RAMOS, R.; DINIZ, C. N. Inovação institucional pela Educação Popular Solidária: o aumento do estoque de Capital Social nos assentamentos da Reforma Agrária. In: DICKMANN, I. (Org.). Rumos da Educação. Veranópolis, RS: Dialogar, 2018, no prelo, 12 p. Vol. II, ISBN 978-85-93711-57-2.

Artigo submetido a revista “Extensão em Ação” (ISSN 2316-400X) – A prática do uso de agrotóxicos no assentamento rio madeira, em Porto Velho – RO.

Artigo submetido a revista “Cadernos de Saúde Pública” (ISSN 1678-4464) – O uso de agrotóxicos nas culturas de abacaxi por agricultores familiares em Campos dos Goytacazes: como resolver esse problema?

Monografia defendida em 04/07/2019 na UNIRIO – Uso de glifosato por agricultores em assentamentos da reforma agrária da região norte do Brasil. Trabalho de conclusão de curso do aluno Glauber Paulo Gonçalves de Queiroz sob a orientação do prof. César Luis Siqueira Junior.

Monografia defendida em 04/07/2019 na UNIRIO – O uso de agrotóxicos em um assentamento da reforma agrária do Estado do Rio de Janeiro. Trabalho de conclusão de curso do aluno Rodrigo Martino Martins sob a orientação do prof. César Luis Siqueira Junior.